II JORNADAS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR

II JORNADAS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR
II JORNADAS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Simulacro de Incêndio na Escola Profissional











Os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira m colaboração com a Escola Profissional de Moimenta da Beira realizaram um simulacro de incêndio na escola, evento integrado na semana cultural. A ser detectado um possível incêndio na zona dos dormitórios, o Senhor Director activa o Plano Interno de Segurança e um funcionário faz o pedido de socorro.




- Estou, é dos Bombeiros? Fala da escola profissional na Quinta do Ribeiro, temos um incêndio na zona dos quartos e possivelmente está lá um aluno dentro.A escola está a ser evacuada.




Assim foi o primeiro alerta para o quartel dos bombeiros, dando inicio à simulação de incêndio.




Perante os dados, a operadora da central faz o alerta para a ocorrência seriam 09.50h e ás 09.54h sai uma viatura de incêndio ligeira e uma ambulância de socorro. Chagados ao local verificam a existência de uma vitima e são solicitados mais meios de intervenção para efectuar o combate. De imediato saíram duas viaturas de incêndio e uma viatura de comando operacional.




Depois desenrolou-se todo o exercício de estabilização e remoção da vitima e ainda o combate ao fogo.




No final efectuada uma pequena palestra com os alunos, professores e funcionários concluímos que todos temos a apreender e ganhar com este tipo de iniciativas, pela parte dos bombeiros estamos sempre disponíveis e abertos a colaborar com todos.